quinta-feira, 15 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

VI PORTFÓLIO EJA
Na interdisciplina da EJA tive a oportunidade de refletir sobre a alfabetização de jovens e adultos que se estende muito além de apropriar-se da leitura e da escrita funcional, empregando a metodologia do uso de palavras chaves de seu contexto real, desmembrando-as em sílabas e formando novas palavras e posteriormente frases de forma mecânica. São os exemplos vivenciados por pessoas que freqüentaram cursos de curta duração e em diferentes épocas na história educacional do Brasil que visavam diminuir o número de analfabetos.
Ao realizar a leitura do texto: Alfabetização e a pedagogia do empowerment político de Henry Giroux aprendi que a alfabetização de jovens e adultos: “devia tornar-se uma precondição da emancipação social e cultural.” Portanto a alfabetização deve propiciar a ampliação das possibilidades de melhoria de vida e de liberdade de participação baseado na igualdade onde as vozes dos menos favorecidos, dos que foram silenciados, apagados, oprimidos, possa ser ouvida dentro da diversidade sócio-histórica brasileira para sustentar a construção coletiva, onde cada um possa sentir-se integrante da construção da história e da sociedade para ler o mundo e suas próprias vidas de forma crítica, conforme a ideologia de Paulo Freire.
Somente a partir destas concepções a alfabetização de jovens e adultos alcançará seu objetivo emancipador. Caso contrário continuará ocorrendo a enorme evasão: “poucos aprendem com competência e o nível de consciência é sempre muito baixo.” Do texto de Regina Haras: Alfabetização de adultos.
O aluno adulto supera as dificuldades de permanecer na escola se compreender a importância da educação em sua vida.

Um comentário:

By Benites disse...

Gizelda!

Quando adulto temos mais medos, somos menos corajosos para determinadas coisas. Mas o Professor mediador e incentivador fará a diferença a este aluno.
Mostrar a estes alunos que poderão chegar longe apoiados na educação,
este seria o grande desafio.
Ok.
Benites