domingo, 7 de dezembro de 2008

SEMINÁRIO INTEGRADOR V

PLANOS DE ESTUDOS

Retomando ao Plano de Estudos realizado no semestre anterior e analisando os objetivos traçados, percebo que atingi mais profundamente algumas metas, enquanto outros eram muito amplos e somente serão atingidos ao longo do curso, até porque são permanentes.
Reiniciei o trabalho com projetos a partir das perguntas elaboradas pelos alunos e que rendeu aulas bem proveitosas e animadas, integrando com outros conteúdos e de forma mais globalizada, de acordo como havia proposto no plano.
Senti-me mais segura para desenvolver a iniciação da alfabetização com meus alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental de nove anos sem tantas incertezas, devido às leituras realizadas durante o semestre, dentro e fora do curso o que enriqueceu meus conhecimentos.
Destaco como objetivo que alcancei com bom resultado: a organização do tempo, favorecendo também a organização de todas as tarefas, conseguindo postar todas as atividades dentro do prazo estabelecido no cronograma, superando minhas expectativas e com bom rendimento.
Também tive oportunidade de compartilhar minhas aprendizagens e angústias com os colegas do curso na realização dos trabalhos em grupo, ocorrendo à integração e a troca de conhecimentos que se fez muito presente neste semestre, ajudando para que atingisse também este objetivo, principalmente na interdisciplina de Seminário Integrador na realização Projeto de Aprendizagem e em Psicologia da Vida Adulta ao desenvolver temáticas sobre os relacionamentos amorosos na terceira idade.
Realizar planejamentos é muito importante para ter metas a alcançar com mais clareza e determinação, desenvolvendo a autonomia individual no curso a distância, porque se não houver metas bem traçadas se torna muito difícil acompanhar o prazo estabelecido para as atividades e os objetivos propostos.
No V semestre tivemos oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre as políticas educacionais e a história da educação no Brasil, as influências recebidas e as conseqüências na nossa realidade educacional atual. O financiamento da educação, as responsabilidades de cada esfera do governo. Estas aprendizagens na interdisciplina de Organização da Gestão da Educação foram muito importantes para mim como diretora da escola.
Na interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental ampliamos nossa aprendizagem sobre Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, avaliação, numa perspectiva de gestão democrática na escola pública que proporcionou uma avaliação de como estou exercendo a função docente e de diretora amparada na gestão que só se concretiza com a participação do Conselho Escolar.
Estas duas interdisciplinas se complementaram muito bem e algumas vezes precisei consultar minhas anotações para descobrir para qual interdisciplina era destinada a atividade.
Pretendo continuar traçando objetivos bem concretos para serem realizados durante o semestre em curso: tais como realizar as atividades com antecedência e postar, pois encontro dificuldades com a internet, estabelecendo um prazo mais curto do que os professores dão. Realizar a leitura de E-mails diariamente e respondê-los a seguir. Imprimir os textos logo que estirem disponíveis para ter condições de ler e reler, destacando as idéias principais. Organizar material para programar estágio posteriormente, entre outros.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Gizelda,

Parece que foi um semestre de grandes desafios, enfrentados de forma mais tranquila mediante o planejamento prévio. Gostei da tua estratégia de estabelecer um "um prazo mais curto do que os professores dão" para te organizar na realização das atividades, contemplando o tempo para impressão, leitura, redação e postagem. Esta última demandando o uso da internet que, como tu informa, ainda é uma dificuldade. Estou convicta que irás nos brindar no próximo semestre com a continuidade destas conquistas.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie