terça-feira, 4 de novembro de 2008

SEMINÁRIO INTEGRADOR V

O Projeto de Aprendizagem teve início com a elaboração de perguntas e da listagem contendo uma enorme quantidade recebida na aula presencial . Formamos um grupo com cinco componentes e não conseguíamos chegar em um acordo para escolher uma pergunta e nem sabíamos muito bem o que realizaríamos. Inicialmente entendemos que tínhamos que encontrar uma resposta para pergunta, que fosse bem produtiva e gerasse muitas pesquisas. Por isso a minha sugestão não foi aceita, pois gostaria de estudar sobre os transgênicos, mas os colegas acharam que o assunto era polêmico e não encontraríamos uma resposta concreta no final. Então diante da falta de tempo optamos apressadamente na pergunta: PORQUE EXISTEM DIFERENTES TIPOS SANGÜINEOS?
Para mim foi uma aprendizagem bem significativa, pois tive que argumentar com os colegas e contrapor, negociar e ceder.
Ajudei os colegas a modificar a pergunta, ampliar as dúvidas e as certezas , mas não havia muita empolgação pelo tema e lamentamos ter escolhido este assunto.
Nos dias seguintes tentei esboçar um mapa com alguns conceitos iniciais para expor ao grupo no próximo encontro.
O mapa foi ampliado e modificado pelo grupo para ser postado. No meu entendimento a função do sangue seria o mapa que explicaria o começo dos conceitos que seriam ampliados em outros mapas.
Continuei pesquisando sobre a temática e na contribuição para a montagem do mapa seguinte os conceitos e a resposta da pergunta foi encontrada.
Quando coloquei para a professora Marie Jane na aula presencial do dia 13 de outubro como estava o andamento do nosso projeto e porque não estávamos continuando, pois já havíamos encontrado a resposta e que constatamos que a pergunta não foi muito produtiva. A professora falou: ÓTIMO! Mas como ótimo se não sabemos continuar? “Não fiquem frustrados o projeto de vocês acabou e este entendimento de que a pergunta não era muito produtiva é ótimo! É sinal de que ocorreu a aprendizagem.”
O Projeto de Aprendizagem, favoreceu o compartilhamento de opiniões, debate, pesquisa e a integração com os colegas do grupo.
Refleti mos sobre a importância de escolher uma pergunta com critérios bem elaborados e com posição investigativa, além do que a pergunta transparece. Estas considerações que o grupo não alcançou no primeiro momento. Para isso é preciso desenvolver o poder de argumentação bem posicionado e baseado em dados e fontes seguras.
Se esta pergunta não pode ser considerada como produtiva porque não abrangeu muitos conceitos e nem novas descobertas, posso considerar como um marco e referência para quando der início a outro projeto de aprendizagem selecionar melhor e contra-argumentar com mais veemência.

Um comentário:

Roberta disse...

Gizelda!!

Muito interessante a tua reflexão sobre os PA's. Esse caminho todo que vocês percorreram é importante para entenderem o que rende e o que não rende uma boa pesquisa. E vocês compreenderam isso e já sabem por onde começar quando atividades semelhantes forem propostas.

Abraços
Roberta