quarta-feira, 14 de novembro de 2007

ARTES VISUAIS BIENAL


Ao visitar a 6ª Bienal do Mercosul, entre as obras de Macchi destaco como mais signitivas no meu entendimento e ao conhecer o nome da obra logo compreendemos seu sentido: " A esquina dos oradores", muitos recortes de jornais entre aspas sem nada escrito entre elas, como o silêncio, o discurso vazio, sem sentido. Entendi como uma forma de crítica dos oradores que muito citam, repetem, promotem, mas a ação não acontece e nem grandes mudanças.
" Vidas Paralelas" os espelhos quebrados que representam o acaso que se repete de forma diferente, são fatos semelhantes, mas não iguais. A forma como foi criada a obra e representada nos remete a reflexões sobre a vida e fatos históricos.
Entre as obras de Francisco Matto compreendi que representam a arte pré-colombiana e resgate da cultura indígena. Utiliza o reaproveitamento de materiais e o uso de símbolos muito significativos!
Destaco como indispensável a contribuição das mediadoras, pois como encontrei dificuldades em algumas obras. Parecem tão abstratas, tão distantes do nosso contexto e da nossa compreensão.
Entendi que as obras de arte não servem apenas para a apreciação, pois são formas de comunicar, através da criatividade e da transformação!

3 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Este registro deixa claro o "olhar da aluna" diante das descobertas...Fiquei curiosa para conhecer "o olhar da professora". Como estas aprendizagens poderiam contribuir para a tua prática docente? Parou para pensar nisto?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Gizelda disse...

Querida Nádie!
Organizei minhas postagens no portfólio sobre a Bienal da seguinte forma: uma postagem sobre meu entendimento das obras de Jorge Macch e Francisco Matto. Outra postagem sobre as impressões que tive das obras de Öyvind Falström que considerei bem diferentes e criativas, tratando mais diretamente de problemas sociais o que me chamou a atenção. A terceira postagem será sobre a Bienal e a sala de aula: as práticas, pois hoje estaremos reunidos em grupo para eleborar o projeto pedagógico de Artes, por isso não apareceram nas colocações anteriores. Ok! Abraços.

Nadie Christina disse...

Ok querida!

Valeu o esclarecimento. Irei retornar para ver as postagens subseqüentes.
Um carinhoso abraço e bom trabalho!!!
Profa. Nádie