sábado, 28 de agosto de 2010

PORTFÓLIO I

PORTFÓLIO I
IX SEMESTRE
COMEÇANDO O TCC
Nesta etapa final do curso de pedagogia temos como desafio a construção do TCC tendo como base as práticas realizadas durante o estágio curricular realizado no Eixo anterior.
Para iniciar o TCC é necessário ter um foco, partindo de uma questão que possibilite reflexões teóricas, conforme as orientações do guia disponibilizado para os alunos.
Como mencionei em meu relatório de estágio o trabalho interdisciplinar envolvendo turmas multisseriadas considero produtiva para investigar porque abrange a realidade da escola em que atuo, produzindo mais conhecimento o que tornará minha prática pedagógica mais aprimorada e também porque no estágio foi uma temática que não consegui aprofundar.
Antes de iniciar o estágio não tinha trabalhado com projetos e foi somente a partir do estágio que esta arquitetura pedagógica passou a fazer parte da minha prática.
Este período inicial de definição da questão central é algo que merece muita reflexão para desenvolver o TCC nos próximos meses com fundamentação teórica e com sucesso. E é justamente este referencial teórico que está me causando certa angústia, porque trabalhos com classes multisseriadas especificamente ainda não sei se encontrarei autores que tratam deste tema, mas há as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Durante o curso não foi abordado este assunto, porém sobre a interdisciplinaridade há autores: Piaget (interação), Paulo Freire, Santomé, Arroyo que poderão colaborar nesta caminhada de construção teórica com as práticas desenvolvidas durante o estágio através de projetos de aprendizagem com a questão talvez ainda provisória: “OS PROJETOS DE APRENDIZAGEM PODEM SER UMA ALTERNATIVA DE INTEGRAR OS CONHECIMENTOS E MELHORAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS EM TURMAS MULTISSERIADAS?”
O trabalho com turmas multisseriadas muitas vezes é criticado entre os professores e considerado ultrapassado sendo “aceito” apenas em escolas públicas rurais com poucos alunos como alternativa de não cessar seu funcionamento e economizar verbas públicas com salário do magistério. Será esta a realidade que me cerca? O método pedagógico utilizado pode modificar esta realidade e favorecer o desempenho dos meus alunos? Há possibilidades de transformar esta concepção de retrocesso que envolve a junção de turmas nas séries iniciais?
Neste momento a expectativa é a aula presencial com as professoras que nos orientarão durante esta trajetória: Márcia e Carla, e a partir da iniciação do TCC, através das respostas colocadas nas perguntas elaboradas pelas professoras, acredito que ficará mais direcionado o foco e a elaboração da questão central.
Também tenho a expectativa que ao revisar os Eixos anteriores auxiliará na elaboração do TCC e na reflexão com um novo olhar mais crítico sobre as aprendizagens neste processo de finalização do curso, tendo a oportunidade de constatar o quanto investimos para ampliar nossos conhecimentos e para tornar nossa prática pedagógica mais inovadora, reflexiva e conectada com a teoria.