segunda-feira, 30 de março de 2009

SEMINÁRIO INTEGRADOR

No decorrer do V semestre do curso de Pedagogia desenvolvemos na interdisciplina Seminário Integrador um Projeto de Aprendizagem em grupo, partindo da escolha da pergunta: O que determina diferentes grupos sanguíneos? À medida que pesquisávamos e nos reuníamos o projeto foi se esgotando, porque ao elaborarmos o segundo mapa conceitual encontramos a resposta para a pergunta ao constatarmos que os genes são os determinantes dos diferentes grupos sanguíneos.
Bem próximo do final do semestre fomos solicitados pela professora Nádie a dar início a um novo projeto e este foi direcionado para um tema bem pertinente e produtivo: Como o lixo pode ser reaproveitado no município de Itati?
Elaboramos as dúvidas, as certezas e um mapa conceitual.
Após as férias na primeira aula presencial do VI semestre tivemos a oportunidade de assistir a apresentação dos projetos de aprendizagem de outros grupos de colegas do curso, enriquecendo nossa aprendizagem e esclarecendo algumas dúvidas que ainda tínhamos.
Considero que o grupo que pesquisou sobre a origem da rosca em Três Cachoeiras deve ter tido bastante trabalho, mas ficou bem completo e organizado, servindo de exemplo para todos.
A partir do Projeto de Aprendizagem aprendi uma nova metodologia de pesquisa para construir o conhecimento que nos faz refletir sobre as dúvidas, certezas e hipóteses que possuímos, partindo do conhecimento prévio, encaminhando para outros temas, através de pesquisas em diversas fontes com o envolvimento de várias disciplinas, portanto o planejamento deve ter a concepção interdisciplinar e os caminhos percorridos são imprevisíveis.
O mapa conceitual visualiza e sintetiza a aprendizagem, podendo também ser fonte de avaliação.
O professor não impõe o tema, pois parte do interesse e da curiosidade do aluno, mas orienta todo o processo que deve proporcionar conhecimentos, debate, a produção e a elaboração de conceitos.
A aula torna-se mais atrativa e dinâmica.