domingo, 7 de dezembro de 2008

SEMINÁRIO INTEGRADOR V

TEXTO ARGUMENTATIVO
Texto realizado pelo grupo composto por Delaine, Fabilso, Daiane, Marli e Gizelda que foi postado também no Webfólio do grupo, porém acredito ser importante colocar em meu Blog para visualizar, pois faz parte das minhas realizações do semestre.
Ao questionarmos sobre que tema iria abordar em nosso projeto, o grupo decidiu pelo estudo dos grupos sanguíneos, a partir da pergunta: “O que determina os diferentes tipos sanguíneos?”, pois acreditávamos que era um tema bem abrangente e responderia nossas dúvidas, incertezas e curiosidades.
Realizamos várias reuniões em grupo, pesquisamos na internet e em livros, possibilitando estudos, debates, reflexões e anotações.
Após realizar o esboço inicial do trabalho, postamos nosso primeiro mapa conceitual utilizando o programa Cmap Tools com conceitos que consideramos muito importantes para iniciar o Projeto de Aprendizagem.
Os estudos e as reuniões continuaram, foi momento para ouvir, opinar, aceitar idéias, compartilhar, concordar e discordar e aprimorar conhecimentos. Finalmente o segundo mapa foi postado, ampliando os conceitos sobre o tema.
Após a postagem do segundo mapa conceitual e ao receber o comentário da professora Nádie, confirmamos nossa constatação, pois descobrimos que nossas dúvidas haviam sido substituídas por certezas e que neste pequeno espaço de tempo, com a dedicação dos componentes do grupo, num real trabalho de equipe, o nosso projeto estava concluído. Entendemos que o processo de um projeto é parte fundamental e não só o resultado, bem como o caminho percorrido pelo grupo, onde muitos temas juntam-se para encontrar a resposta ou o projeto é findado logo no início quando encontramos a resposta.
O importante é o envolvimento na busca de uma solução. No caso do nosso projeto ao elaborarmos o segundo mapa conceitual encontramos a resposta, pois os diferentes grupos sanguíneos são determinados pelos genes. O gene é uma unidade fundamental da hereditariedade, tanto física, quanto funcional. Os grupos sanguíneos são constituídos por antígenos que são a expressão de genes herdados da geração anterior. Quando um antígeno está presente é porque herdou o gene de um ou de ambos os pais e que este gene poderá ser transmitido para a próxima geração. Por exemplo o indivíduo do grupo AB é possuidor de um gene A e de um gene B, um herdado do pai, outro da mãe. No caso do grupo O, foi herdado do pai e da mãe o mesmo gene. O gene O é amorfo, não produz antígeno perceptível. As células do grupo O são reconhecidas pela ausência do antígeno A ou B. Quando o gene O é herdado ao lado do A, apenas A se manifesta, e se é herdado ao lado de gene B apenas o B se manifesta.
Não satisfeitos apenas em responder a pergunta central, optamos em abrir um Fórum no Rooda para que o grupo continuasse debatendo para concluir o projeto, trocar idéias e compartilhar as angústias que ainda surgiam, sendo que a participação foi bem produtiva, também nos encontramos pessoalmente, queríamos saber mais, precisávamos descobrir porque não tínhamos como prosseguir, o que impedia que nosso trabalho se expandisse?
A pergunta nos limitou, não ampliou muitos conhecimentos em outros assuntos relacionados ao tema, não abriu margem para pesquisas mais aprofundadas, bem como na elaboração de mapas mais completos com conceitos bem definidos.
Acreditamos que nossa pergunta poderá se classificada como pouco produtiva, porém muito exigente, nos ofereceu resposta imediata, mas também nos fez retomar, revisar, refazer, reorganizar e nos deixar preocupados.
Este período de reflexão e incerteza ao qual fomos submetidos foi de uma valia incomparável, pois aprendemos que para elaborar um projeto é necessária muita reflexão e comprometimento na formulação da pergunta centralizadora, visto que é a determinante do quanto pode render um projeto de aprendizagem e o crescimento do debate, tendo-se o cuidado com o seu grau de produtividade, para que possamos avançar em pesquisas, leituras, reflexões e desenvolvimento, agregando novos entendimentos.
Descobrimos que trabalhar em equipe é muito difícil, pois cada um apresenta dificuldades e limitações e para progredir é preciso ouvir, muitas vezes reprimir nossas idéias e vontades para dar oportunidade ao outro. Que as aprendizagens, as dúvidas, os argumentos, as fontes pesquisadas precisam ser registradas para que a organização e a seqüência evidenciem com clareza e coerência para todos os participantes do grupo e por aqueles que acompanham o desenvolvimento do projeto.
Resolvemos dúvidas, questionamos e certezas, porque quando estamos em grupo e conjuntamente analisamos nossos erros na tentativa de acertar, percebemos que há diferentes formas de pensar, mas que todos os pensamentos no momento se voltam para o tema central. É muito difícil expressar através da escrita a satisfação e a aprendizagem que nos trouxe este projeto, talvez se a pergunta fosse mais produtiva, ficaríamos presos ao conteúdo, sem oportunidade de vivenciar realmente os nossos encontros, nossas preocupações com nossos pares, pois a integração foi um fator essencial para que ocorresse o ensino- aprendizagem.
Interação, participação, crescimento e certeza do dever cumprido é o sentimento que nos une neste final de trabalho.

SEMINÁRIO INTEGRADOR V

PLANOS DE ESTUDOS

Retomando ao Plano de Estudos realizado no semestre anterior e analisando os objetivos traçados, percebo que atingi mais profundamente algumas metas, enquanto outros eram muito amplos e somente serão atingidos ao longo do curso, até porque são permanentes.
Reiniciei o trabalho com projetos a partir das perguntas elaboradas pelos alunos e que rendeu aulas bem proveitosas e animadas, integrando com outros conteúdos e de forma mais globalizada, de acordo como havia proposto no plano.
Senti-me mais segura para desenvolver a iniciação da alfabetização com meus alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental de nove anos sem tantas incertezas, devido às leituras realizadas durante o semestre, dentro e fora do curso o que enriqueceu meus conhecimentos.
Destaco como objetivo que alcancei com bom resultado: a organização do tempo, favorecendo também a organização de todas as tarefas, conseguindo postar todas as atividades dentro do prazo estabelecido no cronograma, superando minhas expectativas e com bom rendimento.
Também tive oportunidade de compartilhar minhas aprendizagens e angústias com os colegas do curso na realização dos trabalhos em grupo, ocorrendo à integração e a troca de conhecimentos que se fez muito presente neste semestre, ajudando para que atingisse também este objetivo, principalmente na interdisciplina de Seminário Integrador na realização Projeto de Aprendizagem e em Psicologia da Vida Adulta ao desenvolver temáticas sobre os relacionamentos amorosos na terceira idade.
Realizar planejamentos é muito importante para ter metas a alcançar com mais clareza e determinação, desenvolvendo a autonomia individual no curso a distância, porque se não houver metas bem traçadas se torna muito difícil acompanhar o prazo estabelecido para as atividades e os objetivos propostos.
No V semestre tivemos oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre as políticas educacionais e a história da educação no Brasil, as influências recebidas e as conseqüências na nossa realidade educacional atual. O financiamento da educação, as responsabilidades de cada esfera do governo. Estas aprendizagens na interdisciplina de Organização da Gestão da Educação foram muito importantes para mim como diretora da escola.
Na interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental ampliamos nossa aprendizagem sobre Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, avaliação, numa perspectiva de gestão democrática na escola pública que proporcionou uma avaliação de como estou exercendo a função docente e de diretora amparada na gestão que só se concretiza com a participação do Conselho Escolar.
Estas duas interdisciplinas se complementaram muito bem e algumas vezes precisei consultar minhas anotações para descobrir para qual interdisciplina era destinada a atividade.
Pretendo continuar traçando objetivos bem concretos para serem realizados durante o semestre em curso: tais como realizar as atividades com antecedência e postar, pois encontro dificuldades com a internet, estabelecendo um prazo mais curto do que os professores dão. Realizar a leitura de E-mails diariamente e respondê-los a seguir. Imprimir os textos logo que estirem disponíveis para ter condições de ler e reler, destacando as idéias principais. Organizar material para programar estágio posteriormente, entre outros.